https-ssl-certificado-site

O que é HTTPS, SSL e o que tem a ver com meu site?

O que é SSL?

SSL (Secure Sockets Layer) é a tecnologia padrão para manter uma conexão de internet segura e proteger os dados sensíveis que estão sendo enviados entre dois sistemas, evitando que criminosos leiam e modifiquem qualquer informação transferida, incluindo possíveis detalhes pessoais.

Ela faz isso garantindo que quaisquer dados transferidos entre usuários e sites permaneçam impossíveis de serem lidos. Ele usa algoritmos de criptografia para embaralhar os dados em trânsito, evitando que os hackers os leiam enquanto são enviados.

O que é HTTP?

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) aparece na URL quando um site é protegido por um certificado SSL. Os detalhes do certificado, incluindo a autoridade emissora e a razão social do proprietário do site, podem ser visualizados clicando no símbolo de cadeado na barra do navegador.

Como funciona um certificado SSL?

Existem duas partes de um certificado SSL: a chave pública e a chave privada. Ao se inscrever para um certificado SSL, você primeiro precisa de uma chave privada para gerar uma Solicitação de Assinatura de Certificado (CSR) que apresenta detalhes da empresa para fins de verificação. Assim que essas informações forem validadas pela CA, você receberá seu certificado SSL. A chave privada também é importante uma vez que você tenha seu certificado SSL, porque ajuda a proteger e verificar as conexões. A chave pública associada ao seu certificado SSL é exatamente isso: pública. Ele permite que outras pessoas verifiquem a autenticidade SSL sem ter acesso à sua chave privada. Agora o seu servidor web está seguro e as comunicações entre os dispositivos serão criptografadas. Isso significa que qualquer pessoa que interceptar comunicações entre seu servidor e navegadores não poderá acessar as informações enviadas.

Por que preciso de um certificado SSL?

No sentido mais básico, você precisa de um certificado SSL para proteger sua empresa e seus clientes de hackers, ladrões de dados, fraude de identidade e outras atividades maliciosas. Existem outros benefícios a serem obtidos também. Por exemplo, os clientes podem evitar sites que não têm o ícone de cadeado e o protocolo de aplicativo HTTPS, especialmente porque muitos navegadores agora exibem o aviso “site inseguro” para URLs que apresentam apenas HTTP (em vez de HTTPS). Você também pode ver melhores classificações e conversões ao usar um certificado SSL para mostrar que seu site é seguro.

Como posso saber se meu site tem SSL?

Quando você visita um site com SSL, o navegador mostra algumas diferenças:

1. O URL diz “https: //” e não “http: //”.

O URL deve ser semelhante à imagem abaixo. Lembre-se de que um site criptografado por SSL sempre terá aquele "s" que significa "seguro". Além disso, esse texto pode aparecer em verde e seguir um cadeado verde (outro indicador, explicado abaixo). Alguns navegadores podem ocultar o protocolo de conexão, basta então clicar na barra de endereço e irá exibir.

Captura de tela: HTTPS na URL do site com certificado SSL
HTTPS na URL do site com certificado SSL

2. Você verá um ícone de cadeado na barra de URL.

O cadeado aparecerá no lado esquerdo ou direito da barra de URL, dependendo do seu navegador. Por exemplo, no Chrome e no Safari, estará à esquerda. Você pode clicar no cadeado para ler mais informações sobre o site e a empresa que forneceu o certificado.

Captura de tela Cadeado e certificado de conexão segura HTTPS com SSL
Cadeado e certificado de conexão segura HTTPS com SSL

3. O certificado é válido.

Mesmo se um site tiver o https: // e um cadeado, o certificado ainda pode ter expirado - significando que sua conexão não seria segura. Na maioria dos casos, um site exibido como https será seguro, mas, se você encontrar um site que solicite muitas informações pessoais, pode valer a pena verificar novamente para ter certeza de que o certificado é válido.

Detalhes de um Certificado SSL para conexão HTTP válido
Detalhes de um Certificado SSL para conexão HTTP válido

Quem pode me ajudar a obter um certificado SSL?

Um certificado SSL confiável em navegadores só pode ser obtido por meio de um aplicativo com uma Autoridade de Certificação. Você pode consultar diretamente seu servidor de hospedagem (se eles não conseguem te ajudar nisso, nossa recomendação é pule fora, troca essa hospedagem!). Nenhum cliente Sites&Cia sem o SSL. E atualizamos mesmos os sites mais antigos, de clientes inativos. Se você precisar de ajuda, fale conocsco, iremos procurar ter orientar para garantir uma conexão segura no seu site.

Quais as vantagens da criptografia SSL?

  • Criptografia de alto nível, com até 256 bits, para proteger as informações confidenciais do usuário.
  • Proteção de informações dos usuários contra golpes e ataques de phishing.
  • Protege os sites contra ataques, reduzindo o risco de invasão, interceptação e ataques man-in-the-middle.
  • Pode fornecer uma influência positiva na avaliação do Google de seu site.
  • Estabelece uma experiência de compra segura - obrigatória para sites que aceitam pagamentos.
  • Comprova a autenticação de sua empresa e aumenta a reputação de sua marca, validando sua empresa a partir de Autoridade de Certificação Confiável (CA)
  • Exibe a barra de endereços verde ou com cadeado.
  • Aumente a confiança e a segurança do usuário enquanto pode aumentar os lucros da sua empresa - os usuários confiam no site com o sinal de "conexão segura".

Finalmente, SSL pode economizar seu dinheiro. Pense nisso, uma violação de segurança é um problema legal, e para estar de acordo com a LGPD, você precisa cuidar dos dados do cliente e será responsabilizado se algo for comprometido. SSL ajuda na manutenção da segurança web, tanto para proteger seus clientes e também o bem-estar de sua empresa