Google punirá empresas que tratarem mal seus clientes por via de um algoritmo.
O Google anunciou na quarta-feira (1) que desenvolveu um novo algoritmo que penaliza, automaticamente em seu buscador, as empresas que tratam mal seus clientes.
A decisão é uma reposta a uma reportagem do jornal americano “The New York Times”. Segundo a matéria, uma empresa conseguiria registrar ascensão nas buscas do Google impulsionada pelo elevado número de críticas negativas.
Em contrapartida, o Google trabalhou nesse algoritmo.
Segundo matéria, queixas ajudavam visibilidade de companhias no Google.
Já que a matéria repercutiu o Google tomou uma atitude. “A principal premissa foi de mostrar que ser mau na internet pode ser bom para o negócio”, explicou o engenheiro-chefe do Google, Amit Singhal.
Ele acrescentou que sua equipe se “horrorizou” ao conhecer a história. O jornal relatou que as queixas dos usuários na web favoreciam a visibilidade das companhias no Google, uma notoriedade que atraía novos clientes.
Depois da matéria, Google punirá empresas
A modificação, que foi qualificada de “solução inicial”, prejudica a posição no ranking do Google de companhias citadas na reportagem. Assim como a de outras “centenas” que, na opinião da empresa, “oferecem aos usuários uma experiência extremamente pobre”.