Banda Larga Internet Móvel

Em 2011, internet móvel deve alcançar 1 bilhão de assinaturas

Até o final de 2011, o número de assinaturas de banda larga móvel vai atingir a marca de 1 bilhão em todo o mundo, de acordo com estimativas da Ericsson. No ano passado, o mercado já havia ultrapassado o marco significativo de 500 milhões de assinaturas.

De acordo com comunicado divulgado nesta terça-feira (11), a Ericsson prevê que o maior número de assinaturas, na casa dos 400 milhões, deve se concentrar na região da Ásia-Pacífico. Em seguida, vêm a América do Norte e a Europa Ocidental, cada uma com mais de 200 milhões de assinaturas.

Novas tecnologias

Uma das razões para a expansão cada vez mais acelerada da banda larga móvel é o crescimento do uso de smartphones, notebooks e tablets conectados.

De fato, com o surgimento dessas tecnologias, os usuários estão usando cada vez mais aplicativos e serviços de internet móvel. Para se ter uma ideia, a Ericsson anunciou, em 2010, que o tráfego móvel global de dados havia triplicado em apenas um ano e continua a crescer rapidamente.

Outro motivo para o aumento de usuários da banda larga móvel é a introdução de redes de alta performance, como a tecnologia LTE. Devido à maior velocidade e latência reduzida, as redes LTE permitem streaming de vídeo, que atrai novos usuários profissionais, como, por exemplo, emissoras de TV e organizações de segurança pública.

Por isso, a Ericsson acredita que, até 2015, as assinaturas de banda larga móvel chegarão a 3,8 bilhões, com 95% delas impulsionadas pelas redes de alta performance (como HSPA, CDMA e LTE).

Comentários estão fechados.