E-mails falsos em nome da Receita Federal

E-mails falsos em nome da Receita Federal

Onda de e-mails falsos usa nome da Receita Federal para aplicar golpes

E-mails falsos em nome da Receita Federal circulam na rede. As mensagens pedem que o contribuinte clique em um link para fazer a verificação de “Declaração do Imposto de Renda danificada”. O alerta foi feita pela Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

No comunicado, a Receita Federal esclarece que não envia mensagens de e-mail aos contribuintes solicitando qualquer confirmação de dados.

Similarmente, o órgão acrescentou que todas as consultas sobre situação do CPF, Imposto de Renda, entre outras, devem ser feita diretamente pelo site da Receita Federal, adiciona o órgão.

Exemplo de e-mail falso em nome da receita federal
Exemplo de e-mail falso em nome da receita federal

“As mensagens iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que ‘o CPF está cancelado ou pendente de regularização’, que ‘a declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora’, ou ‘comunicando erros na Restituição do Imposto de Renda e citando valores residuais a serem recebidos’ etc.”

Além desta mensagem, a Receita ainda faz as seguintes recomendações aos internautas:

  1. Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  2. Não clicar em links, mesmo que lá esteja escrito o nome da SRF, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal;
  3. Excluir imediatamente a mensagem.

Segurança de dados online

Os e-mails falsos em nome da Receita Federal utilizam de uma tática chamada phishing. Em outras palavras, é uma a tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais como senhas e cartão de crédito, por meio de disfarce de entidade confiável.

Em conclusão, a preocupação com sua segurança na internet é cada dia mais importante. Apesar de ser um ambiente com muitas vantagens e possibilidades de proteção de dados, quando é novidade para alguém, um simples deslize abre portas para os aproveitadores.

Comentários estão fechados.