O que é Certificado Digital?

Certificado digital, o que é?

Certificado digital surge como uma grande solução nesse momento em que a tecnologia ganhou outra dimensão de importância por causa do isolamento social adotado durante a pandemia de covid-19. Muitas atividades profissionais acabam sendo feitas somente através da internet.

Nesse cenário, a preocupação com fraudes e golpes online aumenta proporcionalmente e os certificados digitais se destacam.

O que é um certificado digital?

Um certificado digital nada mais é do que um documento de identidade que confirma sua identidade no universo online. É um sistema seguro, que envolve criptografia e já estava envolvido com diversos processos (inclusive jurídicos e financeiros) mesmo antes do covid-19.

A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) menciona como benefícios da certificação digital: validade jurídica, o não-repúdio, a economia e a integridade, já que o documento não pode ser alterado após assinatura.

“A importância do certificado digital é que de fato ele garante essa identificação e estabelece uma garantia importante: segurança tecnológica de ponta a ponta” disse Márcio Nunces, vice-presidente da ANCD.

Há diversos tipos de certificados, que se diferenciam pelo tempo de validade e o tipo de armazenamento. Há certificados digitais que são armazenados no próprio computador do solicitante, outros que são armazenados em um token.

Para que é usado um certificado digital?

Você pode usar o certificado digital para qualquer processo judicial ou administrativo por meio eletrônico em que a identificação do solicitante seja importante.

Você pode usar por exemplo para declaração do imposto de renda e outros serviços da Receita Federal. Também pode utilizar para atualizar informações de uma pessoa jurídica.

Qual o preço de um certificado digital?

Encontramos preços de R$ 80 a R$ 750 para pessoa física. Os preços para pessoas jurídicas podem ser bem maiores, mas a dica é pedir a orientação do seu contador para consultar a real necessidade de se ter um.

O preço vai variar de acordo com o tipo do certificado, prazo de validade e a agência certificadora.

O que é a agência certificadora?

Agência ou autoridade certificadora é um ente, público ou privado, que será responsável por emitir certificados digitais. Você pode consultar no site do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) as agências credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

A agência é a responsável por receber seus dados e documentos e validar sua identidade antes de emitir o certificado digital. A agência certificadora também é responsável por renovar, revogar e gerenciar certificados digitais.

Crescimento em 2020

Em matéria publicada pelo Serasa, o ITI informou que o número de certificados digitais no Brasil já passam de 9 milhões e o ano de 2020 já representou um crescimento de 40% no número de emissões em relação ao mesmo período de 2019.

A praticidade, credibilidade e segurança jurídica são pontos fortes da certificação digital.

A partir desse ano, até médicos têm a possibilidade de emitir remotamente receitas e atestados, através do certificado digital.

Comentários estão fechados.