Lembra quando as pessoas debatiam se o comércio eletrônico era pra valer? Como iria se revelar mais tarde, os varejistas que foram para a internet primeiro riram por último. Está acontecendo de novo, mas agora o dispositivo é pequeno o suficiente para caber no bolso. O comércio eletrônico via telefone celular, o mobile commerce, chegou como uma vingança e, ainda nesta estação, iPhone, Android e outros clientes do smartphone vão dar uma atenção especial aos sites comerciais que estão orientados a acomodá-los.
Se tiver qualquer dúvida, considere os números. A ABI Research, empresa americana de pesquisa, estima que as compras via celular mais do que triplicaram de 2008 pra 2009 nos Estados Unidos, alcançando US$ 1,2 bilhão, cerca de R$ 2 bilhões. A projeção da companhia é de que serão gastos US$ 119 bilhões no mundo até 2015 com compras feitas por celular.
A Juniper Research é ainda mais otimista, estimando que o valor total de pagamentos via celular vai quadruplicar de US$ 170 bilhões em 2010 para US$ 630 bilhões até 2014. No Brasil, segundo dados divulgados pelo Banco Central em 2009, no ano passado foram feitas 100 milhões de transações via celular, 250% a mais que em 2008.
Em outras palavras, o futuro do mobile commerce já está em bom caminho.
Então o que podemos fazer para nos preparar? O primeiro e mais importante passo é criar um site adaptado para os telefones celulares que permita fazer compras por meio do aparelho. Sua meta é fazer a versão para mobile commerce do seu site tão convidativa e fácil de usar como o site normal, mas levando em conta as limitações dos dispositivos móveis.
Há pelo menos três caminhos para criar um mobile site. O mais simples é usar um utilitário de conversão na tentativa de criar uma versão para celular do site já existente; o caminho intermediário é usar várias ferramentas de construção de site que utilizem modelos para automatizar o processo (seu provedor pode oferecer uma, ou as duas alternativas); e a maneira mais completa é contratar um experiente web designer na área de desenvolvimento de mobile sites.
A maior diferença entre os smartphones e o computador é o tamanho da tela. O visor do iPhone 4 na diagonal mede só 3,5 polegadas. O novo Motorola Droid X, conhecido pelo grande tamanho da tela, mede 4,3 polegadas. Cada polegada quadrada é significante, razão pela qual o layout limpo e a navegação fácil são fundamentais.
Isto é importante especialmente na home page do celular, que deve ser um conjunto claro de links para o resto do seu site de compras. Algumas das melhores home pages dos mobile sites parecem uma tabela de conteúdos, com imagens, além do logo da empresa mantido em um tamanho mínimo.
Dicas para seu Mobile Site
Navegação simples. Outra dica importante é: use fontes grandes. Isso parece contraditório quando o tamanho da tela é tão escasso, mas seus clientes podem estar olhando para o seu site em um trem ou no meio da multidão, e eles costumam estar segurando o dispositivo. Mesmo numa mão firme, o smartphone não cairá bem com uma fonte 6. A navegação do site também deve ser mais simples; visitantes de um mobile site têm chance maior de ficar desorientados. Não apresente muitas sub-páginas e sempre dê aos clientes a opção clara de voltar à home page.
Siga os passos certos para fazer com que a experiência de efetuar o pagamento via celular seja boa. Pelo fato de as transações via celular serem normalmente realizadas em público, as pessoas se sentem menos seguras para usar o cartão de crédito e outras informações pessoais. Por isso a importância da integração de um serviço profissional de pagamento que garanta a privacidade e a segurança das informações financeiras.
Você pode, ainda, agregar poder ao seu mobile site linkando outros recursos móveis. Por exemplo, para dar indicações para a sua loja física, você pode linkar a versão móvel a um serviço de mapas como Google Maps ou MapQuest. Pode também tirar vantagens dos sites de networking de localização, como o Foursquare. Quando as pessoas fizerem “check in” na sua loja – contando aos seus amigos onde estão -, você poderá recompensá-las com descontos especiais.
Estas são algumas dicas para começar. Com tanta coisa pra preparar, esses pontos podem parecer uma tarefa impossível. Então pelo menos faça isso: agarre seu smartphone preferido e dê uma olhada nas “vitrines” dos sites de comércio eletrônico. Isso irá lhe dizer alguma coisa a respeito do estado da arte para compras via celular. Então visite seu próprio site. A comparação dará uma boa ideia do caminho a percorrer.