IDC: 302,6 milhões de smartphones foram vendidos em 2010

O quarto trimestre de 2010 registrou um recorde no volume de unidades vendidas de terminais inteligentes – 100,9 milhões, um incremento de 87,2% em relação ao mesmo período em 2009, revela a IDC. No ano, o impulso foi de 74,4% ( 173,5 milhões em 2009). Foram vendidos, de acordo com a consultoria, 302,6 milhões de smarpthones.

Segundo ainda a IDC, o Android, sistema operacional do Google, adotado pelas empresas HTC, LG Electronics, Motorola, Samsung, entre outras, foi o grande motivador das vendas de smartphones mundialmente. “O Android foi o carro-chefe dos terminais”, sustenta Ramon Llamas, analista sênior da IDC. “Eles mudaram o cenário e estão bem próximos de chegar ao symbian, da Nokia, que permanece na liderança”, completa.

Apesar do impulso do Android, o Symbian – com a vesão 3 – e o Windows Phone 7, da Microsoft, também tiveram um bom desempenho no quarto trimestre do ano passado. A Nokia, revela a IDC< vendeu 5 milhões de terminais com o Symbian 3. Já a Microsoft, vendeu 1,5 milhão de unidades no período. “O desafio, agora, é que essas empresas, passado o período das vendas de final de ano, mantenham o ritmo de vendas”, observa Llamas. De acordo ainda com a IDC, os smartphones permanecerão em alta junto aos consumidores. “Há um momento de migração. Os usuários estão deixando os seus modelos tradicionais e buscando novos, com processadores dual core e com a tecnologia Near Field Communication (NFC) nos chips, para permitir, entre outros, o pagamento móvel”, observa Kevin Restivo, analista sênior da consultoria.

Fonte : Convergência Digital

Faça seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios,