A preocupação com segurança na internet é cada vez maior. Todos querem saber como evitar o roubo de suas senhas e manter seus dados protegidos.
Conteúdo desta página
Phishing: Armadilha OnLine!
Você já deve ter ouvido falar da técnica de phishing, um fraude que tenta roubar os dados dos usuários se passando por uma organização confiável.
Exemplos de mensagens de phishing:
- Atualize os dados de sua conta corrente.
- Receba grátis nossa cartilha de segurança.
- Baixe uma nova versão do Windows.
Quantas vezes você já recebeu e-mails com esse tipo de conteúdo? O Phishing scam (e-mail fraudulento) é uma praga que se espalha em ritmo acelerado pela internet. Segundo o Anti-Phishing Working Group, entidade que tem como objetivo combater a fraude online, só em julho de 2005 foram identificados mais de 14 mil novos casos. E o estudo aponta o Brasil como o país com maior incidência de keyloggers – programas nocivos destinados a monitorar a digitação para o roubo de senhas.
Identificar essa técnica é essencial para saber como evitar o roubo de suas senhas. Os golpistas se aproveitam de um deslize pessoal para pegar seus dados e então ter acesso a sua privacidade.
Phishing: o que é e como evitar
O phishing consegue juntar em uma mensagem vários dos problemas que existem na internet. Por um lado, é um spam, por ser uma mensagem de correio eletrônico (ainda mais, falsa) não solicitada. Por outro, direciona a vítima para páginas falsas ou instala programas nocivos, que passam a monitorar a atividade da vítima. Utiliza-se o correio eletrônico para a propagação da fraude devido a sua simplicidade e baixo custo para os delinquentes.
A regra básica para evitar o phishing é não acessar a página do banco ou empresa citada através dos links fornecidos por e-mails fraudulentos ou sites de terceiros. Os bancos utilizam em suas páginas na internet medidas de segurança e buscam constantemente as possíveis vulnerabilidades antes que se realizem os ataques. Além disso, trazem várias recomendações em suas páginas. Mesmo assim, somos nós os últimos responsáveis por dar ou não nossos dados. Partindo da premissa de que nenhuma entidade vai pedir nossos dados confidenciais por telefone, e-mail ou qualquer outra forma, e que não devemos responder a esses correios eletrônicos, trata-se de uma fraude que só depende de nós para ser levada adiante.
Então, como evitar o roubo de suas senhas?
O que é realmente importante é ter consciência dos perigos para quando receber o e-mail que faz referência a uma entidade da qual realmente somos clientes, não inserir nenhum dos dados pedidos. No caso do phishing, a desconfiança é o antivírus mais potente que o usuário pode ter. Não acredite em ameaças ou ofertas tentadoras. E monitore com freqüência suas movimentações financeiras, em busca de cobranças indevidas.
Se estes conselhos vieram tarde demais – você acredita que bandidos estejam utilizando seus dados e senhas de conta bancária ou mesmo o número do cartão de crédito – a primeira providência é entrar em contato com seu banco ou administradora do cartão, que poderão orientá-lo. E se a fraude se comprovar, registre um boletim de ocorrência.