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O que é marketing de conteúdo e como começar do zero?

O marketing de conteúdo é muito falado hoje em dia, mas você é uma estratégia digital personalizada, relevante e fundamental para a construção de relacionamento com audiências na internet. 

Baseado na produção e distribuição de conteúdo qualificado, original e autêntico, o marketing de conteúdo tem marcado presença no planejamento de empresas que desejam atrair, reter e engajar seu público consumidor. 

Basicamente, a estratégia consiste em produzir e promover conteúdos valiosos, direcionados a cada etapa do funil de vendas de um negócio. 

Tudo começa com um bom planejamento editorial e com a definição das personas e dos objetivos da comunicação. 

Essa é uma estratégia que exige consistência, ou seja, é um trabalho de longo prazo, no qual a empresa busca educar, engajar e persuadir sutilmente seus seguidores para uma ação, que pode ser uma compra ou simplesmente o preenchimento de um formulário de contato.

Por exemplo, muitas empresas utilizam o marketing de conteúdo para a geração de leads qualificados e para informar seus potenciais clientes sobre os diferenciais de seus produtos e serviços. Por meio do conteúdo qualificado, é possível atrair, definir e fidelizar clientes. 

Neste tipo de estratégia, todo conteúdo produzido tem um propósito. A ideia é que os artigos, roteiros, posts e storytelling produzidos no marketing de conteúdo consigam genuinamente ajudar os consumidores, seja tirando dúvidas, esclarecendo benefícios ou orientando sobre determinados temas.

Com a publicação regular desse tipo de conteúdo, a tendência é que as audiências se tornem mais engajadas com a marca e, consequentemente, desenvolvam o desejo de adquirir seus produtos ou serviços

Na prática, os principais benefícios de investir em marketing de conteúdo são:

  • O marketing de conteúdo atrai mais tráfego para o site da empresa;
  • Educa a audiência e amplia o engajamento com a marca;
  • Cria oportunidades de venda;
  • Otimiza e melhora a geração de leads qualificados; 
  • Reduz o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Estimula a nutrição de leads e o compartilhamento de conteúdos;
  • Cria consciência de marca;
  • Tira dúvidas dos clientes.

Como começar uma estratégia de marketing de conteúdo? 

Apesar de ser uma estratégia que já vem sendo utilizada pelas empresas há muitos anos, o marketing de conteúdo se mantém relevante e necessário. 

Prova disso é que um estudo recente da 8DHubify apontou que o marketing de conteúdo aparece entre as principais estratégias adotadas pelos negócios brasileiros. 

Segundo o levantamento, boa parte dos investimentos em marketing feitos por negócios nacionais está concentrada em estratégias como inbound marketing, branding, SEO e marketing conversacional, que estão diretamente associadas ao marketing de conteúdo, uma vez que exigem a produção consistente de textos. 

Para começar uma estratégia deste tipo, é importante pensar na diversificação, na humanização e no estudo da sua audiência. Isso significa que não basta começar a produzir conteúdo sem ter um planejamento ou direção. É necessário saber com quem e para quem sua empresa está falando. 

Neste sentido, o ideal é criar um ecossistema de produção de conteúdo para diferentes mídias, como, por exemplo, para redes sociais, blog, site, e-mail marketing, e-books, vídeos, infográficos e outros formatos. A ideia é fortalecer a presença digital da empresa e ampliar o seu alcance e seus resultados. 

Confira abaixo algumas dicas para começar a sua estratégia: 

1. Estabeleça um objetivo claro

Antes de produzir qualquer conteúdo, defina o porquê da sua estratégia. Pergunte-se: o que quero alcançar com o marketing de conteúdo? Quero gerar leads? Aumentar autoridade? Educar o mercado? Vender mais?

2. Defina seu público-alvo

Conhecer a audiência é essencial para criar conteúdo relevante. Para isso, você pode criar diferentes personas para o seu negócio e buscar entender mais sobre quem é seu cliente ideal a partir de dados como idade, gênero, localização, interesses, objeções e dores principais. 

3. Desenvolva ideias e tópicos de conteúdo

Com base nos objetivos e personas, pense nos assuntos que vão atrair, engajar e converter sua audiência. A partir disso, comece a desenvolver suas ideias e tópicos de conteúdo, além de criar um planejamento editorial. 

Aproveite também para analisar seus concorrentes e identificar lacunas de conteúdo.

4. Crie conteúdo alinhado ao funil de vendas

O conteúdo deve acompanhar a jornada do cliente. Por exemplo, para topo de funil (etapa de atração do cliente), você pode produzir artigos informativos, posts de blog, vídeos explicativos e infográficos. 

Para o meio do funil (etapa da consideração), os melhores formatos são e-books, webinars e checklists.

Já para fundo do funil (etapa da decisão), aposte em depoimentos (prova social), demonstrações e comparativos. 

5. Produza conteúdo original e autêntico

Tenha em mente que autenticidade gera confiança e diferencia sua marca. Portanto, crie conteúdo personalizados, originais e autênticos. 

Não se apoie integralmente em ferramentas de IA generativa, como ChatGPT, que criam conteúdos genéricos. 

Conte histórias reais por meio de storytelling, ofereça opinião e posicionamento, não copie conteúdos de seus concorrentes e nunca faça plágio (isso é crime). 

6. Escolha os melhores formatos e canais

Cada persona consome conteúdo de formas diferentes. Por isso, analise quais são os melhores formatos e canais para a sua marca. 

Entre os formatos mais populares de conteúdo, temos: blog posts, vídeos, carrosséis, e-books, podcasts e newsletters. 

Você pode planejar sua estratégia com a produção de conteúdo para canais como site e blog da empresa, YouTube, Instagram, TikTok, e-mail e WhatsApp.

7. Faça um estudo de palavras-chave (SEO)

O SEO ainda é essencial para ser encontrado organicamente nos buscadores, como o Google. Use ferramentas como Ubersuggest e Planejador de Palavras-chave do Google para montar sua estratégia de conteúdo. 

Priorize palavras com um bom volume de buscas e baixa/média concorrência. Trabalhe palavras-chave principais e de cauda longa.

8. Crie um calendário editorial

Organização é essencial para ter consistência na produção e distribuição de conteúdo. Publique conteúdos semanais, em diferentes formatos e canais.  

9. Revise e otimize o seu conteúdo periodicamente

O marketing de conteúdo é uma maratona, e não uma corrida. Por isso, você precisa insistir na estratégia no médio e longo prazo para ter retorno. 

Acompanhe os indicadores, como tráfego, engajamento e conversões; veja o que está performando bem, atualize conteúdos antigos e melhore o SEO constantemente.

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