Tendências do E-commerce para 2011

A segurança online é mais importante do que nunca

A cada três minutos alguém tem sua identidade roubada. O roubo de identidade é o crime com maior índice de crescimento, sendo que a maioria dos casos não são detectados. Assim, certifique-se de avaliar as proteções de segurança de seu site.

Se a sua empresa também é responsável pela hospedagem, comece a pesquisar o que é possível fazer para proteger os dados sensíveis de seus clientes. Considere a construção de um plano sobre como prevenir e lidar com potenciais problemas de segurança.

Mídias sociais

Os comerciantes online pretendem crescer e incluir mídias sociais em suas estratégias de marketing digital. Para alguns, esta tendência é de igual importância como o e-mail marketing. Com este tipo de investimento, seus canais de mídias sociais vão exigir muito mais pensamento e estratégia. Você vai precisar alinhar seus esforços sociais em cada parte de sua estratégia, desde as vendas até pós-vendas e além.

E uma vez que temos tudo planejado, vamos ser atingidos com uma nova oportunidade. Talvez uma nova plataforma será lançada ou uma nova integração ocorrerá (Google e Yahoo já concordaram em incluir os resultados Twitter em seus motores de busca). Fique por dentro dos acontecimentos e você estará preparado para enfrentar os desafios.

A economia está melhorando, mas o sentimento de que a recessão continua se prolonga

Os compradores online estão procurando promoções, descontos e cupons antes de fazer compras. Esse comportamento vai continuar, mesmo que a economia melhore. Os clientes estão cansados de comprar produtos ou serviços sem o sentimento que estão adquirindo valor pelo seu dinheiro.

Basta implementar promoções, descontos e desenvolver relacionamentos e você estará em boa forma. É difícil manter um comércio eletrônico, mas o crescimento das vendas online estará cada vez mais forte, devido ao custo de manter uma loja offline.

Relacionamento é tudo

Com o surgimento de sites de rede social, desenvolvimento de relacionamentos é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Alguns segmentos do mercado já estão começando a socializar com os seus clientes. Em outras palavras, haverá muito mais conversas pessoais entre empresas e consumidores.

Está é uma coisa boa – você estará apto a receber mais feedback em tempo real para saber o que seus clientes querem, precisam e esperam. Uma coisa importante é desenvolver relacionamentos através de conversas pessoais com via de mão dupla. Mas espere que os clientes tenham mais controle sobre as conversas e ajuste a empresa para isto.

Idéias Criativas irão ganhar a corrida

Criatividade é a palavra da vez. Isso não quer dizer que as estratégias e táticas para vender online não devem ser bem pensadas, mas o aumento de quantidade de desordem na web, misturado com a grande competição entre empresas em captar mais compradores para suas lojas virtuais significa que a criatividade e a inovação serão críticos para o sucesso. O lado positivo é que todos nós podemos aprender uns com os outros e trocar idéias. Será importante atender as demandas de seus clientes de uma forma convincente.

Fonte: e-Commerce News – 30/09/2010