Shopping Centers e Sites de Comércio Eletrônico esperam um crescimento de dois dígitos durante as vendas de Natal neste ano. Enquanto as vendas dos centros comerciais devem crescer 12% em relação ao mesmo evento do ano passado, o varejo online aguarda um salto de 40% no faturamento, conforme as projeções traçadas pelas entidades que representam esses setores.
Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o Natal responde por aproximadamente 16% das vendas do ano. Para 2011, a expectativa dos sites é levantar mais de R$ 15 bilhões com a data.
“Nas três semanas que antecedem o Natal, o e-varejo vende o volume equivalente a oito semanas médias”, afirma, em nota, Manuel Matos, presidente da camara-e.net, acrescentando que no ano passado o valor médio das vendas de Natal (tíquete médio) foi de R$ 346.
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas deste ano serão puxadas pela expansão do crédito e melhora da renda, fatores que se somam ao início das operações de novos shopping centers.
Entre os destaques, a entidade prevê um crescimento de 17% nas vendas de perfumaria e cosméticos, 14% em eletroeletrônicos, 14% em livrarias, CDs e DVDs, 13% em brinquedos e 10% em vestuário. O tíquete médio das vendas é estimado entre R$ 80 e R$ 110.
As lojas de shoppings devem contratar 130 mil trabalhadores temporários para o Natal, um crescimento de 11% sobre as contratações provisórias do ano passado.
Fonte: Valor OnLine