O número de usuários de internet no mundo alcançou os 2 bilhões de pessoas, anunciou nesta quarta-feira o chefe da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadun Touré.
O número de assinaturas de telefones celulares também alcançou um número marco de cinco bilhões, segundo Touré.
“No início do ano 2000, havia apenas 500 milhões de assinantes de telefones celulares e 250 milhões de usuários de internet”, explicou.
“No início de 2011, os assinantes da telefonia móvel eram mais de 5 bilhões, enquanto o número de usuários de internet superava ligeiramente os 2 bilhões”, acrescentou.
Um especialista da UIT explicou que os dados para telefones celulares são aferidos de acordo com o número de assinaturas.
Número de usuários de internet no mundo chegou a 2,08 bilhões no fim de 2010
Os últimos números divulgados pelo instituto mostram que o número estimado de usuários da internet chegou a 2,08 bilhões no fim de 2010, contra 1,86 bilhão um ano antes.
Já o número estimado de assinaturas de celular em todo o mundo alcançou 5,28 bilhões no mesmo período, contra 4,66 bilhões em 2009.
“A enorme alta da telefonia móvel está se desacelerando, e estamos chegando ao fim da era do crescimento de dois dígitos do setor”, afirmou Susan Teltscher, do UIT.
Com a população mundial batendo os 6,8 bilhões, a relação é de quase uma pessoa em cada três conectada à rede mundial de computadores.
Deste total, 57% dos usuários estão nos países em desenvolvimento, três anos depois de um relatório do UIT indicando que a internet havia dominado estas nações.
Número de usuários de internet de banda larga fixa e móvel aumenta
A quantidade de assinaturas de banda larga fixa no mundo passou a marca de meio bilhão pela primeira vez em 2010, alcançando 555 milhões, enquanto o número de assinaturas de banda larga móvel chegaram a 940 milhões.
Enquanto isso, a quantidade de linhas de telefone fixo caiu pelo quarto ano consecutivo, com quase 1,2 bilhão em 2010.
A Ásia e o Pacífico lideram esta mudança para a comunicação virtual pela internet, com mais de 100 milhões de novos usuários da internet. Ao todo, a região conta com 857 milhões de habitantes conectados – a maioria, na China, segundo Teltscher.
Mas a maior concentração de usuários está na Europa, seguida dos Estados Unidos, dos países da ex-União Soviética e do mundo árabe, de acordo com o UIT.
O maior crescimento nos últimos anos foi registrado nestas duas últimas regiões.
Nos países árabes, o número estimado de usuários de internet atingiu a marca de 88 milhões, praticamente o dobro em comparação com as cifras de cinco anos atrás.